Arqueólogos acham fortes evidências da Torre de Babel

Resultado de imagem para Torre de Babel
Os estudiosos bíblicos há muito debatem se a Torre de Babel realmente existiu. Agora, uma inscrição antiga feita em pedra fornece uma evidência notável a seu favor.

No meio dos restos frágeis da famosa cidade de Babilônia, onde hoje é o moderno Iraque, há uma vasta estrutura que registros históricos sugerem ter sido a Torre de Babel. No entanto, não tínhamos realmente algo que comprovasse tal “lenda” – até que o Dr. Andrew George, da Universidade de Londres (Reino Unido), examinou um antigo tablete de pedra e descobriu uma imagem que revela exatamente como a torre se parecia no passado.

De acordo com o Dr. George, esta é uma forte prova de que a história bíblica da Torre de Babel foi inspirada por este edifício real. A pedra data do século 6 aC, e foi encontrada na Babilônia um século atrás. Sua importância havia passado despercebida todo este tempo.

No vídeo abaixo, o Dr. George analisa a inscrição. Ela exibe um relevo com o desenho de uma torre de degraus e uma figura humana grande, carregando um bastão e usando um chapéu cônico.



A legenda deste relevo informa que o desenho se trata de um “zigurate ou templo-torre da cidade de Babilônia”. Essa é a primeira vez que uma inscrição histórica confirma a visão que temos desta estrutura mesopotâmica de patamar, com sete camadas, além de identificar o governante por trás dela: o famoso rei Nabucodonosor II.

Além do notável desenho, o tablete de pedra também descreve a construção da megaestrutura, revelando o envolvimento de toda a região – habitantes do “Mar Alto” (que seria o Mediterrâneo) ao “Mar Baixo” (que seria o Golfo Persa). Isso estaria de acordo com a história que a Bíblia conta sobre a criação da torre. Logo, é bastante provável que Babel tenha sido um edifício de verdade da antiguidade, e não uma ficção. [Com informações de Hypescience SmithsonianMag]
"Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando. Um dia disseram uns aos outros:
— Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados!
Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro. Aí disseram:
— Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. O Senhor disse assim:
— Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
Assim, o Senhor os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro." (Gênesis 11:1-9 NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário