DEZENAS DE SELOS DESCOBERTOS EM JERUSALÉM

Descobertas do período bíblico - Quem foi Ahyiav, filho de Menachem? Uma coleção de dezenas de selos indicando os nomes dos funcionários e datando dos dias do Reino de Judá antes da destruição promovida por Nabucodonosor II, rei da Babilônia, foram descobertas. As descobertas foram feitas em escavações realizadas nos últimos meses pela Autoridade de Antiguidades no Parque Nacional da Cidade de Davi em Jerusalém.
Os selos (bulas, dos quais a palavra "selo postal" é derivado) são pequenos pedaços de argila usados ​​nos tempos antigos para documentos. Quando uma carta chegava ao seu destino com o selo partido, isto indicava que a carta tinha sido aberta antes de chegar ao seu destino.
Embora as cartas não tenham sobrevivido ao grande incêndio que ocorreu em Jerusalém com a sua destruição. Os selos feitos de cerâmica tipo argila - foram preservados graças ao fogo, deixando testemunho sobre a existência das cartas e até mesmo as pessoas por trás delas.
De acordo com Ortal Kallaf e o Dr. Joe Uziel, diretores da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel: "nas inúmeras escavações na cidade de David foram encontradas dezenas de selos, atestando a administração desenvolvida pela cidade durante o período do Primeiro Templo.
Nos últimos estágios do período, desde o rei Ezequias (cerca de 700 AC) até a destruição de Jerusalém em 586 AC - os nomes dos funcionários aparecem na inscrição hebraica antiga. Através dessas descobertas, aprendemos não só sobre a administração desenvolvida na cidade, mas também sobre as pessoas que viveram e serviram no setor público ".
Algumas das bolas mencionam nomes bíblicos, alguns dos quais ainda são usados ​​hoje - por exemplo, Pinchas. Uma bula particularmente interessante foi escrita, "Ahyiav ben Menahem". Estes dois nomes são conhecidos no contexto do Reino de Israel; Menahem era o rei de Israel, enquanto Ahyiav não aparece na Bíblia, mas seu nome é semelhante ao nome de Acabe - o rei de Israel, que é notório pelas histórias do profeta Elias, embora a ortografia do nome seja ligeiramente diferente. Também no Livro de Jeremias na Septuaginta, e em Josefo (Antiguidades dos Judeus 15: 7-8).
Calaf e Uziel acrescentam que a aparência do nome de Ahyiav é interessante por dois motivos principais. O primeiro é um testemunho adicional dos nomes familiares da Bíblia que aparecem na Judéia no período que pré-destruição do Reino de Judah. "Esses nomes são, aparentemente, parte da evidência de que, após o exílio das tribos de Israel, refugiados do Reino do Norte chegaram a Jerusalém e se tornaram parte da administração em Jerusalém", explica o Dr. Uziel.
A segunda razão é que o selo levanta entre os estudiosos é que os dois nomes que aparecem na bulla - Achiyav e Menahem - eram os nomes dos reis de Israel.
Embora Ahab(Acabe) seja retratado como uma figura indesejada na Bíblia, o nome continuou a ser usado - embora em uma versão completa na ortografia. Tanto na Judéia do fim do período do Primeiro Templo, como refletido no Livro de Jeremias e no selo, até após a destruição - no exílio babilônico até o tempo do Segundo Templo, Josefo.
Esta rara coleção de selos junta-se ao tesouro dos selos descobertos nos últimos anos na Cidade de Davi e nas outras áreas antigas de Jerusalém, que fortalecem nossa compreensão do status administrativo e econômico de Jerusalém durante o período do Primeiro Templo. Eles contribuem grandemente para a investigação de muitos tópicos e questões relacionadas à sociedade e cultura contemporâneas. Auxiliam no estudo do Hebraico bíblico, escrita hebraica antiga, arte, literatura e muito mais.
Os vários achados arqueológicos descobertos nas recentes escavações serão apresentados pela primeira vez ao público em geral na 18ª Conferência de Pesquisa da Cidade de David. A conferência arqueológica anual do Instituto Megalim ocorrerá nesta quinta-feira, 7 de setembro, no Parque Nacional da Cidade de Davi em Jerusalém.
Fonte e Imagens: Autoridade de Antiguidades de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário