Ron Wyatt: Monte Sinai

 O bezerro de ouro (28°34’53.39″N, 35°23’46.40″E)
Monteolhandorebeldia
Quem ainda não tem ouvido a historia deste Bezerro de ouro. Enquanto Moisés estava na montanha recebendo os 10 mandamento de Deus, o povos embaixo se rebelarão.
No mapa acima, veja que a distância entre o topo do Monte Sinai até o bezerro era razoável. Não era tão perto assim. A festa que o povo estava fazendo era certamente bem alta, com grandes gritos de alegria e musica alta. Foi por isso que nem Josué e nem Moisés conseguiu ver nada, mas ouviram perfeitamente o barulho do povo se alegrando em grande rebeldia contra Deus criando um deus de animal dizendo que foi ele que os tirou do Egito. Quando tristeza realmente deveria ter sido para Deus ter que ver tudo isso. Isso eles fizeram mesmo depois que viram todos os milagres que Deus fez com eles e depois até mesmo de aceitar uma aliança com Deus.
          “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito”, Êxodo 32:1-4.
          O local deste altar pode-se ver nos mapas acima. Esta na letra B de um do mapa do artigo anterior, parte 4 de 5. Quando Moisés e Josué desciam do Monte, eles podiam ver o povo e também ouvi-los…
          “E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial. Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço. E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel”, Êxodo 32:17-20.
Quando usamos o Google Mapa vemos de como esse local tem sido marcado pelas autoridades da Arábia Saudita do mesmo jeito que eles cercaram a entrada para o Monte Sinai colocando uma cerca com uma casa de vigia.
Esta foto mostra a cerca ao redor do altar do bezerro.
bezerro3
bezerro2
Esta foto mostra a casa do vigia (28°35’13.11″N, 35°23’8.43″E) e a cerca fechando a entrada para o Monte Sinai.
guarda2
Nas duas cercas, existe uma placa de advertência do governo da Arábia Saudita para não ultrapassar a cerca.
guarda3

bezerrowarning
Foto tirada do lugar. Aqui vemos a casa do guarda e a cerca.
casadovigia2
Uma foto mais perto…
casadovigia
Mostramos uma ilustração de como esse bezerro poderia ter sido colocado em cima desse altar. Ron que viu todos esses mistérios de Deus antes de anunciar a todos, subiu nesse altar de pedra e percebeu que ao início do por do sol, o topo brilhava um pouco e que tinha resíduo de ouro.
Ele percebeu também que as rochas no topo estavam bem trabalhadas o que ele pressentiu que Moisés pulverizou o bezerro lá mesmo no topo para que o povo todo possa vê-lo destruindo o bezerro. Depois disso, ele levou o pó do bezerro e derramou na fonte de água. A água carregou o pó para baixo onde o povo bebeu o pó com a água.
           “Porém eu tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte”, Deuteronômio 9:21.
bezerro2 somente Levi não dançou
Há mais evidências do que o povo fez neste lugar. Eles desenharam os deuses do Egito nas rochas. Note esta foto de um deus dos Egípcios naquela época…
GoldenCalf4A fascinação que o homem tem em criar deuses de animais é enorme. Leia este artigo do que mostra os deuses mais sagrados dos Egípcios.
Note e compare como esses deuses dos egípcios eram parecidos com o que o povo de Deus esculpiu na rocha do altar do bezerro de ouro…
GoldenCalf
Depois que Ron Wyatt mostrou ao mundo o local do Monte Sinai e do bezerro de ouro, outras pessoas tem também visitado o local…
Candles
Candles2
GoldenCalf3
Há muitas testemunhas que tem ido ao local e verificado por eles mesmos todas as evidências de um povo rebelde a Deus.
GoldenCalf2







Elias conhecia o Monte de Deus
          “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem”, 1 Reis 19:1-14.
Foto mostra a caverna de Elias no Monte de Deus
cavernadeelias12
cavernadeelias13
Horebe, Monte Sinai, mencionado na Bíblia
          O Monte Sinai era bem conhecido nos tempos do Antigo Testamento. Há bastantes escrituras que fala de Horebe. Observe algumas…
          “Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida”, Salmos 106:19.
          “Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos”, Malaquias 4:4.
          “Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”, 1 Reis 19:8.
          “Então partimos de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordenara; e chegamos a Cades-Barnéia”, Deuteronômio 1:19.
          “O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe”, Deuteronômio 5:2.
Referência:
          Este estudo não poderia ser feito sem os esforços e os trabalhos de Ron Wyatt juntamente com a benção do nosso Deus.
O Altar ( 28°35’5.13″N,  35°22’42.98″E)
          “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar”, Êxodo 24:4-6.
Altar5
          O desenho mostra claramente onde o povo entrada com seus animais, dava ao sacerdote e depois saíam.
altar2
altar4



altarmarcado
O Altar marcado pela seta azul.
O Altar (onde está em  tinha 15 a 18 metros de comprimento e 7 metros de largura e 1 1/2 metros de altura.

Foto mostra entrada e saída do Altar
altar
Entradadocural2

“… e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, 
segundo as doze tribos de Israel”, Êxodo 24:4.

        O local dos Monumentos de Rochas ( 28°35’10.34″N,   35°22’50.67″E) não fica muito distante do Altar.
distancia
As rochas esculpidas tem largura de 61 centímetros.
Stones as marking the spot by Solomon
Moses Pilars2








rochasesculpidas
Moses Pilars
pilaresdemoises2
Ainda podemos ver as rochas esculpidas brancas representando as doze tribos do povo de Deus. Estão derrubadas possivelmente por causa de terremotos do lugar. Estes monumentos de rochas foram criados por Moisés por 3.500 anos.
“E marcarás limites ao povo em redor, dizendo:
Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo;
todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá”, Êxodo 19:12.
Deus pediu para Moisés criar uma cerca ao redor do Monte Sinai para que o povo não pereça por acidente. Estas marcações podem ser vista claramente também em algumas áreas.
mapa de hoje2
mapa3
Foto tirada do topo do Monte Sinai.

Esta ilustração mostra a reserva de água que o povo fez. A água vinha do Monte Sinai. Deus mandou água ao povo suficiente para fazer uma represa. A água jorrava a eles até o dia em que eles deixaram o Monte Sinai. O povo morou aqui por aproximadamente um ano.
Hoje em dia não há mais água neste lugar.
boundaries3
Muralhas de pedras, marcadas pela linha marrom, cercava o Monte protegendo o povo para que eles por engano tocasse no Monte e morresse.

Boundaries
Uma foto de como essas muralhas de pedras era (linha marrom acima). Hoje estão caídas talvez por causa de terremotos na área. Lembre que essa muralha tem 3.500 anos. Incrível, não?
As muralhas de pedras estão derrubadas, mas são claramente identificadas bloqueando o povo para não chegar perto do Monte senão eles morreriam.
Mapa2
As letras significam:
= Controla a quantidade de água 
= Marcações com pedras
B = Bezerro de ouro
C = 12 monumentos de pedra
D = Altar de Moisés
F = Limites da água. Hoje em dia não há mais água neste local.
cisternas
Cisternas são vistas claramente quando andando pelo lugar. Essas cisternas ficavam alguns metros perto do limite das águas. Elas poderiam ter servido para filtras à água.
boundaries1
cisterna3
cisterna4



As formações em pedras mostram o que são visto da superfície; mais ou menos um metro da superfície.
cisterna5
cisterna6

cisterna7



Podemos ver o sistema de filtração quando a água vem do lago, passa por uma camada de pedrinhas e enche a cisterna.
Quando o povo vinha para pegar água das cisternas todo o dia, eles poderiam ver claramente o topo do Monte Sinai e nisso os faziam lembrar de que dependiam de Deus para tudo. O Monte Sinai pode ser visto à distância onde o topo do Monte está queimado. 
olhandodacisterna

Deus Revela o Monte Sinai a Ron Wyatt, parte 3 de 5

O povo passa para o outro lado do Monte Sinai
          
mapinteiro
O mapa nos mostra que de Elim eles caminharam e chegaram a Rocha de Horebe. Da Rocha de Horebe que já era o Monte Sinai no oeste, eles rodearam o monte para o outro lado onde eles teriam acesso ao topo do monte. A Bíblia diz que eles rodearam o Monte em somente um dia, Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai, Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte”, Êxodo 19:1,2.
Coordenadas de GPS
          Nós temos as coordenadas das pessoas que já foram a estes locais. Eles colocaram as coordenadas que se colocar no Mapa Google, o mapa lhe mostrará as localidades:
ELIMÊxo. 15:27, 16:1; 28°34’10.33″N, 34°49’59.43″E
Jetro, 28°29’39.14″N, 35° 0’34.75″E
Bezerro de outroÊxo. 34:4, 28°34’53.39″N, 35°23’46.40″E
Os 12 monumentos de rochaÊxo. 24:4, 28°35’10.58″N, 35°22’51.27″E
Altar de MoisésÊxo. 24:4, 28°35’5.13″N,  35°22’42.98″E
Casa do guarda28°35’13.11″N, 35°23’8.43″E
A Rocha de HoredeÊxo. 17:6, 28°43’35.79″N, 35°14’10.82″E
Em frente ao Monte Sinai
          Em exatamente três meses, depois que o povo saiu do Egito, eles acamparam em frente ao monte de Deus. Demoraram somente um dia para rodear o monte, Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai”, Êxodo 19:1.
desertodosinai
    No mapa vemos o lugar onde foi levantado o Altar do Bezerro (Êxo. 32:4, 8) e no fundo temos o Altar de Moisés (Êxo. 24:4). A seta mostra onde Moisés subia para ver Deus. No topo seria o lugar mais alto do monte onde Moisés conversava com Deus. Estudaremos em detalhes a seguir.
Muitos fatos acontecerão em frente ao Monte Sinai como registrados na Bíblia. Os povos de Deus rebelarão contra Deus muitas vezes. Até mesmo criando um bezerro de ouro – um ato de bastante rebeldia contra Deus. Eles viram o poder de Deus em ação varias vezes, mas isso não os comoveu a acreditar e a viver de acordo com os ensinamentos de Deus.
O povo de Deus morou neste deserto, perante o Monte Sinai, por quase um ano. Foi aqui também que Deus entrou em aliança com eles e Deus lhes deu os 10 Mandamentos.
Monte ardeu em chamas
          Vemos no mapa abaixo que hoje em dia existe uma casa para o vigia. Os árabes também colocaram uma cerca ao redor do Monte onde ninguém pode passar e nem mesmo tirar fotos. O altar, os monumentos são facilmente visto pelo mapa.
Mapa5
          “E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu”, Êxodo 19:16-20.
         
Mapa7
O mapa mostra um lugar que não se queimou. Um lugar claramente branco no meio da cor preta que demostra queimadura. É bem possível que Moisés estava aqui e o lugar onde ele andou não ficou queimado porque com certeza depois que ele escreveu as palavras de Deus, ele tinha de descer do monte e as rochas derretidas estavam quentíssimas como rocha de lava de vulcão – com certeza iria queima-lo bastante e impossibilitado de descer do Monte. Então Deus não deixou que seu caminho se queimasse.
mosesmayhavestoodhere
          Deus desceu no topo do Monte com grande poder e gloria. Através de relâmpagos e trovões e fogo, Deus falava com o povo. Tamanha seria a voz de Deus, que o povo estremeceu e teve grande medo. A rocha queimou e derreteu ao fogo de Deus. Realmente que cenário deveria ter sido isso. Que maravilha ter testemunhado tamanha importância de ouvir o nosso próprio Deus (ou Seu filho porque, como sabemos, era Jesus que falava com eles). O monte estremeceu violentamente como ao redor dos acampamentos do povo.
Vemos claramente a marca branca como se fosse um caminho. Acreditamos que esse era o caminho que Moisés passou e que Deus não deixou as rochas serem queimadas ou derretidas. No topo do Monte, você pode ver também onde ele ficou.
A foto a seguir mostra um rocha queimada pelo fogo de Deus…
monte queimado pela presença de Deus4
Deus desceu no topo do Monte com grande poder e gloria. Através de relâmpagos e trovões e fogo, Deus falava com o povo. Tamanha seria a voz de Deus, que o povo estremeceu e teve grande medo. A rocha queimou e derreteu ao fogo de Deus. Realmente que cenário deveria ter sido isso. Que maravilha ter testemunhado tamanha importância de ouvir o nosso próprio Deus (ou Seu filho porque, como sabemos, era Jesus que falava com eles). O monte estremeceu violentamente como ao redor dos acampamentos do povo.

De Elim para Refidim
          De Elim, o povo foi para um lugar onde Deus abriu uma rocha para jogar água, conhecida como a Rocha de Horebe( 28°43’35.79″N,  35°14’10.82″E) na região de Refidim.
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber”, Êxodo 17:1.
          “Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel”, Êxodo 17:6.
15 metros de altura2
A rocha de Horebe tem 15 metros de altura e fica no topo de um monte.
therock
Water Stone7
Ela está a 30 metros de altura do chão.

Water Stone2
Ela tem a altura de 6 andares de altura.
Uma ilustração de como a água saiu em milhões de galões.
Water Stone6
Foto mostra a erosão da água nas rochas feita por milhões de galões de água.
Water Stone5

Water Stone4
          “Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel”, Êxodo 17:6.
          “Abriu a penha, e dela correram águas; correram pelos lugares secos, como um rio”, Salmos 105:41.
Abaixo mostra a erosão criou a marca na terra onde a água desceu fortemente da rocha.
         
erosion
A guerra contra Amaleque
Foi na região de Refidim, onde está a rocha de Horebe que os Amaleques vieram guerrear contra o povo de Deus, “Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim”, Êxodo 17:8.
          Depois da guerra, Moisés criou um altar ao Senhor, “E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”, Êxodo 17:15
Altar of the Lord after the melaca war
Moisés criou esse altar somente alguns metros de distância da rocha.
Passaram 30 dias depois que eles saíram do Egito. Em exatamente 2 meses, eles chegaram ao Monte Sinai. Isso nos indica que eles moraram nessa região aproximadamente 3 semanas.
O sogro de Moisés
          O sogro de Moisés morava bem perto da trajetória de Moisés, na caminhada dele até o Monte Sinai. A Bíblia indica, entretanto, com eles não se encontraram quando Moisés passava perto dele. A cidade de Jetro, conhecida hoje como Al Bad, estava somente alguns quilômetros no sul de Moisés. Não foi neste tempo que Jetro encontrou com Moisés.
Jetro veio ao encontro com Moisés quando ele estava acampado aqui em Refidim, onde está também a rocha de Horebe. Está rocha já está localizada no Monte de Deus, Monte Sinai. Observe…
          “Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda”, Êxodo 18:1-7.
O que podemos observar aqui é que Moisés já estava no Monte Sinai, mas do lado do ocidental do monte. Aqui vemos que Jetro encontrou Moisés ao monte de Deus. A rocha está em Horebe – no início do Monte, do lado ocidental. A seguir Moisés levou o povo para o outro lado, o lado oriental onde terá acesso até o topo da montanha.

Da travessia do Mar Vermelho até Monte Sinai

          O povo de Deus saiu de Sucote (bem perto da fronteira do Egito) para a praia de Nuweiba no primeiro dia da Festa de Pães Asmos. No começo do sexto dia eles já se encontravam acampados na praia (Êxo. 14:9). Foi no anoitecer deste sexto-dia que o exército de Faraó os avistou na praia. Já iam guerrear contra eles, mas o sol caiu e a nuvem de Deus ficou entre o exército e o povo (Êxo. 14:19, 20). Foi exatamente nesta noite do dia sexto que o povo de Deus atravessou o Mar – sexta-feira à noite (mas o início do sétimo dia dos Pães Amos – lembre-se que um dia para Deus é do pôr-do-sol a outro).
Bem no início do amanhecer do sétimo dia, quando a nuvem de Deus foi suspendida, Faraó e seu exército viu a abertura do mar e correu atrás deles. Deus teve de lutar para o povo senão o exército iria alcançá-los (Êxo. 14:24-25, 27).
Logo no início do sétimo dia, o povo já estava livre de Faraó. Eles viram o exército de Faraó falecido pela praia. Com certeza eles pegaram armas e outras coisas do exército falecido na beira da praia (o que ajudaram eles a lutarem conta os Amaleques mais tarde no Monte Sinai). Seguimos a história então…
Onde é a montanha de Deus?
          
Montaha de Helena
Hoje em dia muitos não sabem onde é a montanha de Deus, ou seja, onde Ele desceu em Sua glória. Mas, não precisa ser assim. Muitos acreditam ser no deserto do Sinai.

O que o mundo acredita?
O mundo junto com seus cientistas e doutores acredita totalmente diferente do que a bíblia nos mostra. Eles acreditam contrário do que a Bíblia nos ensina. Eles nunca acharam evidência
helenaconvento
de nada do que eles falam.

O mundo acredita que o Monte Sinai está localizado na Península do Sinai, mas nunca ninguém achou nenhuma evidência disso. Essa montanha chamada Jabel Muza foi escolhida por Helena de Bizânico, mãe do imperador romano Constantino, no quarto século. Não foi escolhida por alguma evidência no local, mas por sonhos de Constantino e subsequentemente escolhido por Helena como Monte Sinai.
Depois do sexto século, o imperador bizantino Justiniano criou o monastério de Santa Catarina para estabelecer um senso de autenticidade do local.
No mapa abaixo, vemos o que o mundo acredita. Estão totalmente errados e nenhuma prova é achada do que o mundo disse ser a verdade do Êxodo de Israel.
MapadoMundo cópia
Onde morava Moisés quando Deus o chamou?
          Moisés quando fugiu do Egito, foi morar longe do Faraó. A Bíblia fala claramente de onde ele morava, “Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”, Êxodo 2:15.
          Vemos aqui que Moisés foi morar numa região que se chama “Midiã”. Mas, o que mais poderemos verificar sobre isso. O nosso próprio Deus também afirma que Moisés estava morando em Midiã. Observe…
          E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe”, Êxodo 3:1.
Não há dúvida que Moisés estava nessa região de Midiã, mas não somente isso. Deus fala com Moisés para ele trazer Seu povo para adorá-lo na montanha onde Moisés estava cuidando do rebanho, E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte”, Êxodo 3:12.
Quem tem mais dúvida. Na região onde Moisés vivia era Midiã e foi aqui que Deus disse para
Midiã2
 ele que ele iria trazer o povo para a montanha, ou monte, onde eles estavam conversando. Então a única coisa para saber, é: onde é a região de Midiã?

Na Bíblia vemos que o apóstolo Paulo sabia onde a região de Midiã está localizada, Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos”,Gálatas 4:25.
Há historiadores como Flávio Josefo que fala claramente que Monte Sinai é a maior montanha em Midiã e que está bem próximo à cidade de Al Bad.
          A seta e o círculo vermelho mostra de onde o povo saiu (de Sucote) e atravessou o Mar Vermelho.
Podemos ver em mapas antigos que Midiã, ou Midian em Inglês, onde está localizada a região de Midiã. Observe que essa região fica do lado da Arábia Saudita. Note que o povo atravessou o Mar Vermelho, mostrado no círculo vermelho, e passaram para a região de Midiã. Quanto mais provas têm que ter para que o mundo possa a entender. Tudo é muito bem simples e claro. A região de Midiã está do lado da Arábia Saudita.
MountSinai1
No Google Earth, aqui está à região de Midiã onde se encontra Monte Sinai com o cume queimado, E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente”, Êxodo 19:18.
Agua de beber in Elim2
Não sabemos por certo onde foi o primeiro acampamento do povo no local chamado Mara(Êxo. 15:23). Mas o segundo, não há dúvida devido as 12 cisternas e palmeiras que ainda está no local chamado Elim (Êxo. 15:27; 16:1).
Agua de beber in Elim3
Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas”, Êxodo 15:27.
Foi entre Elim e o Monte Sinai que o povo reclamou 
Agua de beber in Elim
e Deus deu para eles pão do céu (Êxo. 16:1-4).

Antes de chegar a Elim(Êxo. 15:27; 16:1), a Bíblia descreve queo povo parou num lugar chamado Mara (Êxo. 15:23) mas não conseguimos achar esse lugar. Mas, em Elim ainda contém o que a Bíblia descreve como doze cisternas de água e muitas palmeiras. Esse lugar é também bem visível no Google Earth.

Elim2
Há duas escrituras na Bíblia que parecem que contradizem entre elas. Observe…
          “Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito”, Êxodo 15:27; 16:1.
Como também, “E partiram de Elim, e acamparam-se junto ao Mar Vermelho. E partiram do Mar Vermelho, e acamparam-se no deserto de Sim”, Números 33:10-11.
Elim1
Parece que estamos falando de dois lugares, mas não necessariamente. Uma escritura fala que eles partiram de Elim enquanto a outra fala que eles partiram do Mar Vermelho. Mas como assim?

A quantidade de pessoas que estimamos em 2 milhões foi o suficiente para preencher todos esse trajeto de Elim até o começo do Mar Vermelho – como mostra o mapa acima.
O mapa da região de onde o povo de Deus caminhou
     Gostaríamos de deixar claro que o que a trajetória que achamos que o povo de Deus fez é baseado em referências da Bíblia e fortes evidências arqueológicas. Mas, não podemos dizer por certo que eles andaram pelos caminhos que achamos.
caminhando

5 comentários:

  1. A verdadeira, ou melhor, a última posição definitiva do Pátio do Tabernáculo está localizada em: https://www.google.com.br/maps/@28.7641945,35.2672258,82m/data=!3m1!1e3 (se quiser mais detalhes: ivan.valois@gmail.com)

    ResponderExcluir