Jope o Porto onde Jonas Embarcou

Também conhecida como el- Qal'a , Tel Aviv, ' Yafa , Yafa el- ' Atiqa , Yafo

Vista aérea de Jope e Tel Aviv
A cidade bíblica de Jope é hoje conhecida como Jafa. Este foi o principal porto da costa antes de os israelitas construírem os portos de Haifa e Ashdod. A moderna cidade de Tel Aviv foi fundada nos arredores de Jafa em 1909 e hoje abrange a antiga cidade. Tel Aviv significa " Colina da Primavera" e mantém o mesmo nome que tinha a cidade durante o período do exílio em Babilónia (Ez 3:15). Hoje a área de Tel Aviv é a maior área metropolitana em Israel.

Jope
Jafa está localizada cerca de 48 quilómetros ao sul de Cesareia. A moderna população de Jafa é de cerca de 60.000 habitantes. Hoje Jafa tem uma maioria judaica (principalmente de outros países do Norte Africano Centro-Oriental) com alguns cristãos e uma considerável e população árabe muçulmana. O nome Jope aparece pela primeira vez na lista das cidades que Tutmósis III capturada (século 15 aC). A lenda de Andrómeda está
vinculada à rocha e foi primeiramente associado com Jope por Estrabão (século 1 dC).

O Porto de Jope
Jafa é um dos mais antigos portos de funcionamento do mundo. Hoje abriga apenas pequenos barcos de pesca. Este foi o porto para onde Jonas veio ao fugir do Senhor de Társis (Jonas 1:3). Também foi o porto que recebeu a madeira de cedro para a construção do Templo de Salomão, e depois transportados para Jerusalém (2 Crónicas 2:16). Jafa foi o principal porto de entrada durante o período turco e peregrinos e visitantes entravam na Terra Santa por aqui.

Igreja de São Pedro

Pedro chegou a Jope de Lida para ressuscitar Tabita (Dorcas) dentre os mortos (Atos 9:36-42). Enquanto em Jope, o apóstolo ficou na casa de Simão, o curtidor. Quando Pedro estava orando no terraço, ele teve uma visão de um grande lençol cheio de animais sendo descendo do céu (Atos 9:43-10:23). Pedro escuta uma voz que diz: “Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.” (v.20), a ele para ir com os mensageiros de Cornélio. A Igreja de São Pedro, marca o local tradicional da visão de Pedro do grande lençol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário